Dominó01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Jogos > Dominó

DOMINÓ I

Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  • Esponjas de espuma - todas da mesma cor.

  • Estilete.

  • Tinta plástica de cor mais clara ou mais escura.

  • Pincel redondo nº 08.

  • Régua de 30 cm.

  • Lápis preto hb.

  • Recomendado para alunos da pré-escola, ensino fundamental, médio ou superior.

  • Quando o trabalho for com alunos menores é recomendado o uso do estilete apenas pelo professor.

  • Lavar sempre o pincel após o uso.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 

Pré-produção (Antes)

1. O dominó é um jogo muito interessante por exigir atenção, paciência, observação, concentração, quando em parceria coleguismo, além do domínio de cálculos e estes precisam ser rápidos. Um jogo que prepara o aluno para o trabalho escolar, não apenas para a área de Matemática. Nesta fase é importante pesquisar sobre a história do jogo de dominó, as regras etc.
Outra questão a ser analisada refere-se à forma das peças. Por que são montadas sobre um paralelepípedo de base retangular? Por que não são usados números e sim áreas circulares côncavas ou convexas? Por que a superfície é dividida em duas partes? São muitas as possibilidades de pesquisa e trabalho.

Produção (Durante)

2. Durante a montagem do dominó é importante ter um esquema que identifique as peças na lousa, num cartaz, projeção etc. É importante que cada aluno produza o seu jogo. Também é interessante uma discussão sobre a origem da esponja e qual a diferença da natural e da sintética. Por que não devemos utilizar a esponja natural?

Pós-Produção (Depois)

3. A realização de uma exposição juntamente com a realização de partidas entre os alunos que os produziram e os visitantes. Realizar um trabalho interdisciplinar durante as partidas, como, lançar questionamentos para que os alunos reflitam, analisem e concluam criticamente.

PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.

Tenha todos os materiais necessários em mãos antes de iniciar o trabalho.

1. Optar pelo tipo de dominó: de 0 até 6 ou de 0 até 9. Veja as peças necessárias para cada uma das opções:

2. Cortar a esponja de espuma sintética em duas partes iguais (fig.03).

3. Marcar com o lápis e a régua a metade da peça (fig.04), em seguida pintar a linha com a tinta plástica. Repetir em todas as peças.

4. De acordo com a opção feita inicialmente, fazer os pontos em cada peça de acordo com a tabela da Fig.01 ou 02

Voltar para o conteúdo