Desenho Letras01d - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Leitura Midiática

Leitura Midiática

DESENHO e FOTO 04
Texto de: Vivaldo Armelin Júnior - 07/04/2014


1. Proposta

• Criar personagens do folclore usando letras.
• O boto é o nosso personagem.
• Usamos o software Paint.Net (grátis - freeware).
• Pode-se usar números, ou ainda, letras e números.


2. Perguntas referenciais
• O que é folclore?
• Quem é o boto? Onde vive?
• O Rio Amazonas tem boto? Por que surgiu essa lenda?
• O boto se transforma em quê? Por quê?
• Onde fica o Rio Amazonas?
• Existem outros personagens do folclore brasileiro?
• O que é lenda?
• O boto é parente de algum mamífero marinho?


3. Observação
É importante pesquisar as variações desta lenda.

4. Fotografia
• Do Rio Paraíba do Sul, em Aparecida, SP - Brasil.
• Esta foi modificada eliminando algumas construções com a ferramenta "Carimbo" ou "Clone".

01 - O desenho poderá ser feito usando qualquer letra. Basta observar a característica de cada uma delas e a forma da figura.
2 - É permitido deformar a letra para que sem adapte à forma desejada.
3 - Se for preciso espelhar uma letra é importante destacar para o aluno essa ação.

4 – Com o Paint.Net aberto definir o tamanho da área de trabalho.
5 – Em seguida usando a varinha mágica selecionar a área de trabalho, então usar a tecla delete para deixá-la transparente.
6 – Fazer o desenho usando a ferramenta pincel.
7 – Para colorir a imagem primeiro fechar todas as aberturas com a cor que será utilizada e depois, com a ferramenta baldinho, preencher as áreas que permanecerão opacas, ou seja, a área colorida.

8 - Salvar a imagem no formato ".PNG" para que sejam preservadas as áreas transparentes.
9 - Abrir a janela de cores no modo avançado e ajustar a cor do boto com o botão transparência, aproximadamente 50 %.
10 - Pintar a área onde o corpo do boto reflete na água. Salvar a imagem.
11 - Selecionar a imagem e copiá-la.
12 – Esse é um trabalho que permite não apenas a leitura midiática, mas também a releitura de uma imagem.
13 – Pode-se colocar uma imagem de uma obra de arte e solicitar ao aluno que a recrie usando letras e ou números.
14 – Quando o desenho foi feito sobre uma imagem fotográfica é importante que os alunos percebam que a figura que criaram permite uma leitura diferenciada da imagem original.


15 – Abrir a fotografia e colar como máscara para ser preservada a transparência.
16 – Salvá-la como ".PNG" ou ".Jpeg".
17 – Será possível criar um e-livro, uma apresentação, uma HQ, um vídeo, foto animação etc.
18 – Bom trabalho!

Voltar para o conteúdo