Dama01a - ArteEducarJun15

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DAMA DE TAMPA DE GARRAFA I

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • 24 tampas de plástico das garrafas de refrigerantes.

  • Tinta a óleo p/ parede: Preta e Banca - pode ser duas cores contrastantes Azul claro e azul escuro, por exemplo.

  • Pincel chato nº 10 ou 12.

  • P/ o Tabuleiro


  • 01 folha de papel cartão ou papelão medindo 35 x 35 cm.

  • Dois tubos de tinta (P&B ou de cores contrastantes) e solvente.

  • Vasilha para diluir a tinta.

  • Pinceis: um chato nº 12 e um roliço nº 0 ou 1.

  • Opcional: Pedaço de madeira e substituição ao papelão e papel cartão.

  • Como será usada tinta a óleo, por ser mais resistente, não é recomendado para crianças menores pela possibilidade de provocar alergia, a pintura poderá ser feita pelo próprio professor ou um auxiliar.

  • O estudo das formas geometrizadas, volumes, peso, massa, tamanho, proporção... Poderá ser trabalhado pelas disciplinas, Português, Matemática, Artes, Ciências etc.

  • As regras do jogo poderá ser mudada para atender às necessidades para a construção do conhecimento de cada uma das Áreas do Conhecimento.

  • A história da Dama produz elementos de estudo para qualquer uma das Áreas do Conhecimento. Ele é um jogo de estratégia, astúcia, raciocínio, abstração, reflexão etc.

  • Quando uma peça é conquistada é recomendado adotar o nome "captura" e não "comer".

  • As regras permitem um estudo das leis e qual é a sua importância para a sociedade, quando elas são apenas para privilegiar um grupo dominante, para a dominação ou para a integração social.

  • O aluno poderá produzir as peças e o tabuleiro bem pequeno ou até mesmo gigante para uso em espaços abertos. Para isso, poderá usar desde feijão (pintado) até espuma ou madeira.

  • O tempo de secagem irá variar de acordo com o produto e por esta razão seguir as orientações do fabricante.

  • A pintura poderá ser feita com aerógrafo.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1. O trabalho realizado nesta fase é o determinante para as demais no que se refere ao interesse e necessidade. O aluno deverá ser motivado à pesquisa, discussão, análise, conclusão e crítica. Livros, publicações periódicas e a Internet são fontes muito interessantes para a pesquisa.
A participação do aluno em entrevistas, debate, palestra com um jogador é um bom caminho. O aluno poderá fazer, individualmente ou em grupo entrevistas com pessoas da comunidade escolar, do bairro etc.
Uma pesquisa estatística sobre a Dama é muito interessante e que não seja restrita à escola, poderá ser feita também no mercadinho, na padaria, banca de jornais, na livraria, quitanda, feira, praça, Igreja etc. Os dados devem ser computados e tabulados por todos alunos. Ainda poderá ser pesquisado que informação as pessoas tem sobre o jogo, sua história, a sua importância para a construção do conhecimento, o significado de cada peça, a estratégia durante o jogo etc.
Nesta fase o aluno poderá fazer pesquisa individualmente, mas em um determinado momento elas deverão ser compartilhadas e discutidas.

Produção (Durante)

2. Simultaneamente à confecção das peças é importante que seja trabalhada a regra do jogo, sendo ela a oficial ou uma reescrita pelos alunos. É importante também que o aluno em algum momento seja apresentado às regras oficiais para comparar com a sua e o grau de complexidade, possibilidades...
Outro aspecto a ser discutido e pesquisado é a importância do reutilização ou reaproveitamento de material considerado sucata e até mesmo lixo.
Discutir com os alunos a organização de uma exposição, palestra, congresso, torneio etc.
Outra possibilidade importante é a organização de grupos de alunos para um trabalho junto à sua comunidade usando os tabuleiros e peças produzidos por eles próprios. Neste projeto a comunidade poderá ser orientada para a produção de peças e tabuleiros de forma artesanal, condição que proporcionará a possibilidade comercializá-los em feiras comunitárias. Desta forma estaremos gerando uma fonte de renda.
O aluno poderá produzir tabuleiros e peças gigantes para exibições públicas, seja na escola ou fora dela.

Pós-Produção (Depois)

3. A realização de exposição, palestra, debate, conferência, congresso, com a organização da comunidade escolar e com a participação direta do aluno nestes eventos, não apenas como espectador, mas como fonte de informação (palestrante, debatedor, mediador etc.). Estes eventos deverão ser abertos à comunidade escolar, autoridades educacionais, à comunidade em geral, imprensa, integrado com outras unidades escolares públicas ou privadas...
O jogo de xadrez poderá ser levado à instituições como asilos, hospitais, creches, orfanatos, com o aluno ensinado e jogando com as pessoal destas comunidades.

PROCESSO

Tenha todos os materiais necessários em mãos antes de iniciar o trabalho.

O nosso jogo será produzido com imagens (Cliparts) de computador criados pelo responsável deste Portal.

1. Lavar as tampinhas muito bem, enxugar e deixar secar por pelo menos oito horas.

2. Pintar primeiro a lateral da tampinha e aguardar a secagem. Para facilitar a pintura apoiar com o dedo a parte superior desta. Repetir o processo para a pintura das outras 11 tampinhas.

3.Após a secagem da lateral, pintar a parte superior, novamente aguardar a secagem.

4. Repetir o processo quando da pintura das outras doze tampinhas.

5. Outra opção: Pintar a parte superior e aguardar a secagem.

6. Outra opção: Conheça as regras e parta para o jogo.

II. Número Total de peças

1. Produção do Tabuleiro: Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.

2. Quadricular o papel cartão usando o esquadro e a régua. São 8 x 8 quadrados e cada um deles medindo 4 x 4 cm, perfazendo um total de 64 quadros.

3. Pintar os quadrados alternadamente, um escuro e um claro, como mostra a figura acima.

3. Opcional: o revestimento com plástico adesivo transparente.

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