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CORES E AS TÉCNICAS I

  • Cada uma das técnicas de pintura e desenho produz resultado próprio quanto à intensidade, transparência ou opacidade, cobertura, temperatura de cada uma das Cores Pigmentos, sejam elas Opacas ou Transparentes.

  • Nessa abordagem iremos demonstrar visualmente estas diferenças entre cinco técnicas de pintura e desenho. Também as possibilidades quanto aos resultados produzidos.

  • Usaremos como exemplo: a Tinta a Óleo, Guache, Aquarela, Giz Pastel Seco e Caneta Hidrocor.

  • A Pintura a Óleo é uma das mais utilizadas por artistas do mundo inteiro, por vários motivos, como: a plasticidade, o tempo de secagem lenta, não muito brilhante, a durabilidade, a mistura das cores, a grande variação de tons etc.

  • A tinta guache é uma tinta que exige muito conhecimento por parte do artista, mas seus resultados são magníficos. O problema está na dificuldade de realização dos trabalhos porque ela tem o inconveniente de secar com facilidade. Quando a tinta começa a secar, caso seja adicionada água, a cor ficará mais clara e a tinta menos encorpada. Tem, no entanto, a vantagem de ser uma tinta de cobertura que grande qualidade, mas o inconveniente de ser solúvel em água e estar sujeita ao ataque de traças, fungos, insetos, formigas etc.

  • A Aquarela é uma Técnica de Desenho e não de pintura como muita gente pensa. Tem uma característica marcante que é a transparência e a suavidade das cores, ao contrário da tinta a óleo e do guache. Como o guache, é solúvel em água e por esta razão mais sujeita à umidade, bolor etc. É talvez a técnica de desenho mais complexa, pois o artista trabalha não com as formas, mas com manchas que determinam as formas, volume e textura.

  • O Giz Pastel Seco é outra Técnica de Desenho e talvez a que mais exige cuidado, pois originalmente ela não se fixa ao suporte, mas sim apenas é depositado durante os traços feitos pelo artista, o atrito do dedo ou de um esfuminho. Para entender melhor, podemos comparar com a poeira que é depositada sobre uma folha de papel, caso esta seja agitada o pó será lançado ao ar e perdido. O pó gerado pelos traços do giz pastel tem essa característica, pois é um bastão seco e sem nenhum aglutinante úmido para fixá-lo ao suporte. É uma técnica que exige pelo menos uma moldura e que seja protegido por um vidro. Existe a possibilidade de aplicação de um verniz ou impermeabilizante em spray sobre o giz, mas ele faz com que as cores percam a sua maior qualidade, a suavidade e é mais difícil de manter as áreas onde há tons claros ou as brancas.

  • Por fim, a Caneta Hidrocor, geralmente de uso escolar e por esta razão de baixa qualidade cromática, resistência à luz e variedades de cores, no entanto existem as Canetas Hidrocor profissionais, muito usadas por publicitários. A sua tinta é mais resistente à luz e de maior transparência. Os resultados são bastante interessantes e de muita qualidade. É uma Técnica de Desenho muito recente e que tem muito para evoluir.

  • Você poderá observar as diferenças e semelhanças entre algumas das técnicas de pintura e desenho abaixo. Nenhum dos trabalhos é baseado em uma flor real, pois o objetivo deste é apenas mostrar questões como opacidade, da tinta a óleo e guache; a transparência da aquarela e da caneta hidrocor; a textura diferenciada do giz pastel seco e as demais técnicas.

  • De acordo com os objetivos do professor cada uma destas técnicas poderá oferecer um resultado diferenciado e que atenda melhor às necessidades de um projeto, como um livro que será fotocopiado e reproduzido pela mesma técnica. No caso desse exemplo o ideal é utilizar caneta hidrocor, giz pastel seco ou a aquarela, pois o resultado deste processo com estas técnicas é mais interessante e realista.

  • No entanto o desejo é fazer capas para a publicação personalizadas a pintura a óleo e o guache favorecerão melhores resultados.

  • Esta é a questão fundamental, pois o professor de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Nacional ou Estrangeira, poderá fazer uso individualizado ou até mesmo de todas as técnicas aqui apresentadas.

  • Durante uma excursão da Disciplina de Ciências o aluno é convidado a pintar folhas de plantas em seu caderno para que possa na escola estudá-la. Esta atitude evitará a degradação do meio ambiente e o professor, garantirá maior aproveitamento no que se refere à analise, observação e entendimento da aula. Mas neste caso qual a melhor técnica a ser utilizada? Posso dizer que nesses casos o aluno irá fazer representações rápidas, por esta razão o giz pastel seco e a caneta hidrocor são as mais indicadas. Quando for necessário um maior detalhamento e transparência a tinta aquarela é a mais recomendada.

  • Você professor deve ter observado que com poucas manchas ou traços foi possível representar flores diferentes umas das outras, não podemos falar aqui em espécies, pois essas do exemplo não foram baseadas em plantas reais, mas sim da imaginação.Cores-Pigmento Opacos

  • Como a flor, no exemplo acima, o aluno poderá representar animais, aves, troncos, outras plantas, a água, insetos etc.

  • A ave da imagem mais acima e a folha acima demonstram as possibilidades do uso da imagem durante uma aula onde a simplicidade dos traços permitem a observação e análise posterior. O mesmo poderá acontecer com a folha acima, na qual podemos observar que é uma folha que já está secando.

  • Esta é a preocupação desta proposta, mostrar quanto qualquer professor poderá trabalhar usando técnicas de desenho e pintura para enriquecer e favorecer a construção do conhecimento.

  • Ao observar os exemplos ao lado, comparando-os com outras duas técnicas é possível diferenciar as qualidades e resultados proporcionadas por cada uma das técnicas.

  • A tinta a óleo é mais encorpada e se destaca em relação as demais técnicas, mas também é possível observar que o guache também é encorpado, porém mais opaca, mesmo usando cores mais claras o brilho é pequeno.

  • O giz de cera é intenso, mas suas marcas acompanham a textura do suporte, o mesmo acontece com o giz de lousa.

  • Por fim a caneta hidrocor e a aquarela são técnicas que se incorporam ao suporte, em outras palavras, são absorvidas pelo suporte. Por serem transparentes não possuem o branco e este é obtido não desenhando sobre a área que se deseja o branco. Suas cores e tons são geralmente pouco intensos e são opacos.

  • Da esquerda para a direita estão dispostas as seguintes técnicas de pintura e desenho: tinta a óleo, giz de cera, caneta hidrocor, aquarela, guache e giz de lousa colorido.

  • O estudo das formas, das características físicas, do relevo, entre outras tantas possibilidades poderá ser realizado a partir de desenhos e/ou pinturas feitas pelos alunos. Não importa neste caso a qualidade técnica, mas sim o grau de observação e transposição desta para o suporte e para que isso aconteça o aluno terá que analisar a cor e seus tons, a luz e sombra, a visão em perspectiva, os planos, as formas etc.

  • Quando o professor realiza um trabalho com esta qualidade proporciona ao aluno novas experiências e o melhor, favorecerá a relação entre o meio e o conteúdo escolar na prática e não apenas em teorias.

  • Um trabalho como este substitui com qualidade lousas e mais lousas com texto sobre um determinado tema, condição válida para qualquer disciplina.

  • Agora professor é só ter vontade de experimentar e experienciar, juntamente com os alunos, e proporcionar uma nova forma de estudo, fora das paredes de uma sala de aula.

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