Corpus Christ 02 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Cultura Popular > Religioso
• A Festa de Corpus Christi se tornou uma tradição religiosa e cultural do povo brasileiro e a confecção de tapetes para a procissão no final da tarde deste feriado nacional é marcantes. Os trabalhos são produzidos pelo povo e poucas vezes por artistas, são famílias comuns, pessoas que se põem ajoelhadas e até sentadas para criar os tapetes usando serragem, muitas vezes tingidas, casca de ovos, farelo, areia, entre tantos outros materiais.
• O Portal ArteEducar foi a Holambra - SP para registrar o processo de confecção do tapete pela população local. A área enfeitada é bem pequena, no pátio afrente da Igreja Matriz, uns duzentos metros.
• A diferença em Holambra está no uso de flores e suas pétalas, uma cidade que se formou exatamente pela produção de flores por imigrantes holandeses. É interessante que todos se envolvem, há uma grande colaboração entre eles, servem até um lanche para aqueles e aquelas que estão trabalhando, são adultos, jovens e crianças. Ao final dos trabalhos, iniciados às 4:00 h da manhã com a produção dos desenhos, as 7:00 h da manhã é iniciada a decoração e concluída por volta das 13:00 h. A procissão ocorre às 16:00 h.
• A escola não pode desprezar a contribuição da Igreja Católica para a formação de nossa sociedade, pois ela é parte de nossa história.
• As festas populares são muitas e as religiosas fazem parte do calendário nacional, como as festas juninas, Santo Antônio, São João e São Pedro, por isso, na escola é preciso fazer um estudo sério e não tendencioso para nenhum dos lados. O professor pode sim realizar um bom trabalho mostrando que estas festas proporcionam ao povo brasileiro uma maneira de se manifestar, se expressar e se alegrar.
Voltar para o conteúdo