Corpo Humano01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Experiência

ESTUDO DO CORPO HUMANO DE FORMA DIVERTIDA E ANIMADA


  • Esta proposta envolve um trabalho integrado entre os professores de Artes, História e Ciências no estudo do corpo humano. É um trabalho motivador porque o aluno estará participando de todas as etapas, não apenas escutando, mas produzindo os bonecos, analisando a sua estrutura e as partes do corpo humano, sem medo e preconceito.

  • Nós fornecemos um modelo do boneco masculino e um modelo de boneco feminino, mas recomendamos que o aluno crie e confeccione o seu boneco. É preciso tomar cuidado apenas quando for nomear o boneco, pois poderão ocorrer brincadeiras desagradáveis e constrangedoras, neste momento é interessante que o professor oriente seus alunos a darem nomes diferentes a seus bonecos e bonecas.

  • Os modelos por nós disponibilizados não permitem o movimento, mas isso não deve ser empecilho para a criatividade do aluno e mesmo a proposta dos professores.

Material

RECOMENDAÇÕES

1. Bonecos - um casal por aluno. Veja em "Como Fazer", "Bonecos" e "Cartolina e Papelão" para confeccioná-los ABRIR.
2. Papel preto.
3. Clipes pequenos.

4. Tesoura.

  • Poderão participar desta proposta alunos da Pré-escola até de nível Universitário nas áreas voltadas à licenciatura e a educação.

  • É um trabalho que envolve a inter-relação de conteúdos e a interdisciplinaridade, por esta razão, quando o trabalho for desenvolvido a partir da 5ª série é interessante que haja o envolvimento de mais de uma disciplina escolar.

  • Os alunos estudarão as partes do corpo humano como cabeça, pescoço, tronco, membros superiores e membros inferiores, mas os órgãos genitais masculino e feminino, além das respectivas partes.

  • Num segundo momento o estudo sobre o cabelo e as sobrancelhas.

  • Durante uma apresentação o aluno poderá movimentar os bonecos exibindo-o de frente ou de costas.

  • Este trabalho poderá ser Gravado em vídeo e exibido de acordo com a apresentação dos alunos.

  • Outra sugestão é fotografar, com máquina convencional ou digital, e fazer uma apresentação de slides, fotográfica ou virtual.

  • Para apresentações com público maior é interessante que sejam montados bonecos com o dobro do tamanho deste.

  • A apresentação proposta nesta experiência poderá ser feita para alunos de outras salas não envolvidos com este trabalho.

EXPERIÊNCIA

1. Cortar a parte superior da garrafa e retirar a tampa.

2. Recortar as figuras e em seguida cortar cada uma das partes do corpo humano, separando-as. Cabeça, tronco, membros superiores e membros inferiores. Caso o professor queira o tronco poderá ser dividido em duas partes, o quadril da barriga e tórax.

3. Fixar, com o clipes, cada uma das partes cortadas do papel preto sobre a correspondente do(a) boneco(a), na frente e nas costas.

4. Colocar o boneco coberto sobre uma mesa para iniciar a apresentação.

APRESENTAÇÃO

1. Iniciar fazendo observações sobre o corpo humano e a proposta do grupo para aquele trabalho.
2. Descobrir a primeira parte do corpo do boneco (frente e costas). Girar o mesmo para que o público possa visualizar os dois lados.
3. Repetir a etapa 1 até concluir a apresentação de todas as partes do corpo humano.


4. Proporcionar um debate com a participação do público.

Voltar para o conteúdo