Colagem01A - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Plásticas > Colagem
Colagem - I
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. Folhas de papel em várias cores e figuras, fotografias etc.
  2. Tesoura.
  3. Régua de 30 cm.
  4. Lápis preto.
  5. Cola branca para marcenaria, mas poderá ser usada a escolar.
  6. Suporte: Madeira, Papelão, Cartolina, Papel cartão etc.
  7. Espátula de plástica de garrafa Pet.
  8. Pincel macio e chato número 14 ou maior.
  • O interessante desta proposta é a possibilidade de usar papel picado de maneira aleatória e não em quadriculado como é o padrão.
  • É recomendado o uso de pelo menos 5 cores diferentes mais o preto.
  • As imagens não podem ser muito pequenas.
  • A colagem poderá resultar em um trabalho engraçado, abstrato e até mesmo figurativo, mas remontado.
  • Para esta proposta não há limitação de faixa etária.
  • O tamanho dos pedaços vai depender da imagem e do efeito desejado.
  • Recortes de fotografias de revista são as melhores opções em relação às imagens de jornal. A qualidade da tinta de impressão do jornal não é a mesma que a usada em revistas.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Criar novas imagens permitem ao aluno de qualquer etapa/ano/série desenvolver a capacidade de leitura midiática de maneira mais ampla, do concreto ao surreal. Na produção é importante ter várias imagens montadas, desde pinturas, desenhos, até vídeos, mas também em fotografia. É importante não ficar apenas na visualização, mas avançar para uma leitura do conjunto, tanto da parte explícita e da implícita. Essa opção leva ao registro escrito, oral e até à releitura.
Produção (Durante)
2. Durante a execução do trabalho é imprescindível que cada aluno faça o seu, ou seja, nesse primeiro trabalho será individual e não em grupo. Cada aluno deverá selecionar as imagens fotográficas que utilizará e em seguida desenvolver um projeto escrito, desenhado ou até pintado, contendo suas intensões. É importante que ele, aluno, defina no projeto escrito a mensagem que deseja passar, que poderá ser ecológica, social, cultural, preservacionista, aproveitamento dos alimentos... Uma sugestão interessante é o registro fotográfico e ou em vídeo durante esta fase.
Pós-Produção (Depois)
3. Naturalmente faz-se uma exposição apenas com os trabalhos, mas também é possível fotografá-los ou escaneá-los e fazer uma exposição online dos trabalhos individualmente, em um e-livro ou em apresentação de slides, ou ainda, em slides show. O mais importante é a atividade onde o aluno, com sua criação, possa interagir com a sua opinião e a de seus colegas, professores, funcionários, pais, comunidade, quanto à leitura. Outra possibilidade é escaneá-los e depois imprimi-los e produzir um livro.
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
O primeiro passo é selecionar as imagens que serão utilizadas, em seguida a criação de um projeto e por fim a produção. Abaixo as imagens selecionadas. É importante selecionar imagens que tenham iluminação semelhantes, a não ser que o projeto seja, por exemplo, cubista, surrealista, abstrato etc.
1. Separar a imagem que será a base (fundo) e recortar as demais com cuidado e no limite desejado.
2. Iniciar a colagem sobre o fundo do(s) elementos que estão mais distante e que até poderão ser sobrepostos. No nosso exemplo, a imagem do céu foi a primeira a ser colada, pois é a que está ao fundo, depois a imagem da cidade, do banco e pôr fim, do quati.
Processo mais detalhado:

1. Após cortar as pedaços, usando ou não, a tesoura, é recomendado iniciar a colagem pelo último plano.
2. Quando terminar a colagem, colocar o trabalho para secar por pelo menos duas horas.
3. Diluir duas colheres de sopa de cola branca em quatro colheres de sopa de água.
4. Com o pincel passar a solução sobre o trabalho para criar uma espécie de plastificação. Aguardar a secagem por pelo menos duas horas em local arejado, mas longe do calor, luz solar direta, poeira ou poluição e umidade.
Outros resultados:
Voltar para o conteúdo