Cidades01 - ArteEducarJun20

Ir para o conteúdo

Cidades01

Cultura Popular
Links - Em ordem de lançamento!
Piracaia SP 03 • Holambra SP 02 • Embu das Artes SP 01 •
Piracaia, SP - Brasil.
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./20
• Estamos nesta matéria destacando a Cidade de Piracaia que está localizada entre a Região de Bragança Paulista e Atibaia, bem próximo da capital paulista. Uma cidade com clima privilegiado e relevo bastante acidentado. Uma oportunidade para um trabalho muito interessante para a disciplina de Geografia, por exemplo, mas também para História com seu Centro Histórico Colonial. Outro destaque são as duas principais igrejas católicas, ambas com arquitetura clássica.
 
• A cidade conta com muitas festas populares, sejam religiosas ou não, com o fechamento do Centro Histórico. Outro local de interesse é o morro do cruzeiro, acesso por uma estrada de terra e íngreme, lá no alto tense uma vista de quase 360°, a maior parte da cidade e da área rural. Outro acesso é por uma escadaria com uma quantidade bem grande de degraus, muitos peregrinos a sobem por pagamento de promessas.
 
• Pode-se fazer um estudo da cultura popular local, inclusive abordando lendas e caminhando pelas ruas, não se preocupe quem não gosta de caminhar, o Centro Histórico é pequeno, mas tem edificações bem conservadas.
 
• Bom estudo e atividade!
Holambra - SP - I Museu Histórico de Holambra.
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./20
• A Cidade de Holambra é conhecida como a cidade das flores, mas tem muitos locais interessantes para serem visitados, como o Museu da Cidade, localizado na Alameda Maurício de Nassau, 894 - centro, Holambra – SP. Um espaço muito interessante e bem organizado que possibilita ao visitante conhecer um pouco da história do povo brasileiro e holandês. Além da beleza do museu, é importante visitar toda a cidade, seu centro comercial, as lojas atacadistas de flores (são abertas para o público em geral), parques e praças, e, também os viveiros de plantações de flores. Uma cidade que tem excelente comida de origem holandesa, portanto, bons restaurantes, dos mais simples aos mais sofisticados. Boa viagem!
Embu das Artes - SP - I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov17
• Apresentamos a Cidade de Embu das Artes, tradicional cidade que tem preservados diversos monumentos históricos e também mantém uma feita permanente de Arte e Artesanato. Fica bem próximo à Cidade de São Paulo, acesso pela Rodovia Bittencourt (BR 116) , km 279 e 282, aproximadamente 30 min. da Capital.
• Uma cidade que tem muitas atrações, além do Centro Histórico e da Feira de Arte e Artesanato, mas também a Cidade das Abelhas, um apiário onde tem diversas atrações e pode-se adquirir mel, própolis entre outros produtos. Tem também o Museu do Índio, no Centro.
• O ideal é passar um dia todo, os melhores são de terça-feira a sexta-feira em relação ao movimento, mas nos sábados, domingos e feriados é mais completo. Durante a semana os preços costumam ser mais baixos e é mais fácil negociar.
• Uma grande oportunidade para aulas externas por qualquer disciplina.
Voltar para o conteúdo