CHAmbiente01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo

AMBIENTE I

O que será necessário:
Sala de aula escurecida.
3 ou 4 faroletes e pilhas.
Papel Celofane (transparente) nas cores Azul, Vermelho, Amarelo, Verde etc.
Imagens do(s) animal(is) escolhido(s), como: fotografia, desenhos, pinturas etc.

Proposta:
Escolher o tema da história, por exemplo, conte uma história sobre a vida de animais noturnos. O objetivo não é contar uma história de terror ou horror.
Com o ambiente escurecido usar o farolete para criar situações interessante, como mudar a cor da luz usando o papel celofane.
Recortar formas semelhantes ao animal noturno escolhido e o iluminar provocando a projeção de sua sombra na parede.
Deixar alguns faroletes com os alunos para que eles possam participar, não é necessário contar a história antes, basta dizer a eles uma frase chave para que ele faça a sua parte na iluminação ou efeito luminoso.
Qualquer disciplina poderá fazer uso desta técnica, pois o resultado é eficiente para qualquer uma delas.
Num segundo momento de oportunidade para que os alunos, usando o mesmo material conte a sua história sobre um animal de vida noturna, por exemplo.
Para esta atividade é interessante que os alunos sentem-se no chão, sobre uma toalha ou almofadas, ou ainda, em outro espaço que proporcione estas condições para se contar a história.
Após a realização da atividade é importante que o aluno faça o registro escrito do que presenciou e participou, levando-se em conta o que aprendeu.
A possibilidade da gravação em vídeo não deve ser descartada.
É uma atividade interessante para ser feita numa sala de vídeo pelas condições de iluminação.
Produza histórias de no máximo 15 minutos para não se tornar cansativo e também monótona. É importante que haja tempo para o aluno registrar.
Numa outra aula fazer um debate com os alunos usando os registros.
Professor. não fique o tempo todo sentado enquanto está contando a história, ande em volta dos alunos, aproxime de alguns e faça perguntas e os desafie. Ilumine-os e/ou crie efeitos com o papel celofane sobre os seus rostos, com ou sem a sombra dos animais...
A história a ser contada pelo aluno poderá ser fantástica ou fantasiosa, porém procure orientá-lo quanto ao conteúdo desta.
É importante evitar a violência barata. Abrir outras possibilidades proporciona um novo olhar. Não tenha medo se o tema sexo surgir em algum grupo.

EXEMPLO:
1. Solicitar aos alunos que sentar em círculo e então posicionar os que irão participar em momentos estratégicos.
2. Dar por escrito a palavra ou frase chave para cada um dos alunos que irão participar.
3.Informar aos alunos que ao contrário de uma sala de vídeo ou cinema, que tem apenas um ponto de visualização. Esta atividade explorará todos os espaços da sala, chão, paredes, teto, cortina etc.
4. Iniciar a história informando sobre o habitat do animal escolhido. Onde vive, tipo de vegetação que faz parte do seu habitat, sua alimentação, suas características físicas e seus hábitos.
Lembre-se que você estará contando história e não dando uma aula, por isso faça esta descrição interpretando.
5. Fale um pouco dos inimigos naturais e desenvolva a história. Use os faroletes para iluminar as imagens, mas lembre-se de mostrá-la para toda a sala. 6. Finalize a história sem que haja um final "feliz", um final do tipo "a vida continua", pois esta estratégia favorece a conscientização de que a vida cont6inua e não termina no final feliz.
7. De imediato pedir aos alunos para registrar tudo que viram e fizeram. Não os colocar em carteiras ou os deslocar para outro ambiente para não quebrar o clima criado.
8. Fazer um breve comentário sobre as origens das informações sobre o animal escolhido, como livros, sites da internet, televisão, vídeos, filmes etc..
Exemplo de tema para a História.
ANIMAIS TERRESTRES.
ANIMAIS AQUÁTICOS (de rios, lagos e marinhos).
ANIMAIS VOADORES.

Descreva sobre:
a. a alimentação;
b. os hábitos,
c. a reprodução,
d. a estrutura familiar — caso exista,
e. o habitat,
f. a relação da cor da pele ou pelo e o ambiente etc., ou seja, a camuflagem.

COMENTÁRIOS:
1. A proposta pode ser desenvolvida por todas as disciplinas, não apenas Artes e Ciências, pois o tema envolve também Matemática, Português, História, Geografia, Língua Estrangeira, Educação Física etc.
2. Os recortes com a(s) forma(s) do(s) animal(is) escolhidos poderão ser feitas em papelão, papel cartão, cartolina, madeira, plástico etc. Todos com uma haste para que possam ser colocados à frente do farolete e não apareça o braço e mãos do contador de história.
3. O trabalho de pesquisa é fundamental para que se obtenha bons resultados.
4. É importante que haja interpretação oral, facial e corporal durante o ato de contar história.
5. Distribuir um texto contendo informações sobre o tema e/ou animal trabalhado é fundamental para que os alunos tenham onde se referenciar durante a segunda fase da atividade.
6. Caso a escola ou o professor possua uma Maquina Fotográfica Digital ou Câmera de Vídeo é importante para fazer o registro.
7. É importante que sejam apresentadas imagens grandes dos animais escolhidos.
8. Cuidado com a cor das paredes para não perder o efeito ou que se forme sombra. paredes claras são as mais indicadas, mas as brancas são as mais indicadas.

Nota:  O ato de contar uma História poderá ser interdisciplinar, pois a inter-relação de conteúdos ocorrerá naturalmente em função da proposta. O tema do projeto é determinado em função de um interesse ou necessidade da sala de aula.

Voltar para o conteúdo