CDteca01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Meios de Comunicação > Coleção Midiática

Coleção

— Quando falamos em coleção de CDs em uma escola algumas pessoas começam a afirmar que isso é impossível, não só pelo problema de reprodução, mas principalmente pelo preço dos famosos CDs, o que não deixa de ser verdadeiro, porém há a possibilidade de começar a coleção com CDs de música típica, doadas ou compradas pela própria escola. Outra possibilidade é solicitar que empresas façam a doação de CDs de músicas ou histórias infantis.
Campanha, festas são outras fontes de arrecadação para compra dos CD de áudio.
Não podemos nos esquecer que os próprios alunos poderão produzir os CD de música, história infantis, história, ciências...

1. Organização:

  • A organização deverá ser feita em compartimentos que permitam a colocação dos CDs na posição vertical, dentro de suas respectivas embalagens. É importante evitar que sejam colocados empilhados.

  • Para a identificação e tombo dos discos poderá ser adotado uma técnica oficial de tombamento e catalogação ou criar a sua própria. Neste trabalho daremos uma sugestão.

  • Cada CD e a embalagem deverão receber uma identificação, com os mesmos números e/ou códigos.

  • Classificar os CDs por tipo ou estilo de música, história infantil, religioso etc. Quando estes são de música identificar os que são samba, rock, dance, sertaneja, pop, clássica, ópera etc. Caso possua um computador poderá usar um banco de dados para manter o tombo classificado. Como sugestão o BrOffice, que possui editor de texto, planilha, HTML e também um editor de banco de dados. Este soft é livre e grátis, pois pertence ao projeto GNU.


2. Cuidados:

  • Nunca colocá-los em prateleiras que estejam expostas à luz solar direta ou indireta, poeira excessiva, umidade, produtos químicos, poluição, com risco de queda, arranhar, em prateleiras que não estejam firmes, entre outras possibilidades.

  • É bom reforçar, estrutura da prateleira deverá ser bastante firme e o suporte onde serão colocados os CDs deverão ter uma pequena inclinação para dentro, desta forma evitará a queda dos discos, danos às embalagens e aos próprios CDs.


3. Limpeza:

  • A limpeza dos mesmos deverá ser feita com muito cuidado e nunca usar produtos químicos. Aplicar pano muito macio ou lenços de papel produzidos para este fim. A limpeza deverá ser feita de dentro para fora, nunca no sentido dos veios do CD ou de forma circular. Não pressionar ou atritar com força. Esta deverá ser feita pelo professor ou alunos treinados a cada 60 dias dependendo do uso ou até a cada 6 meses.


4. Reprodução - cuidados:

  • A colocação do CD no aparelho deverá ser feito por pessoas preparadas e que nunca coloquem os dedos ou a palma das mãos sobre a superfície brilhante do disco. O lado gravado e mais frágil do disco é a parte que contém a impressão de identificação, portanto nunca deixar essa superfície em contato com objetos de metal, produtos químicos, superfícies ásperas...

  • Nunca use CDs piratas, principalmente aqueles que tem cor diferente do prata e dourado. Estes CDs coloridos quando atingidos pelo feixe de laser irão reagir e liberar um gás que irá por sua vez danificar a cabeça de leitura. Outro problema sério com estes discos é a possibilidade de irregularidade da superfície do disco e que também poderão atingir a cabeça de leitura e a danificar, bem como ser danificado. É sempre recomendável lembrar que é importante e necessário o respeito aos direitos autorais.


05. Ambiente:

  • A sala onde está localizada a CDteca poderá estar ou não ligada à sala de audição e é muito importante que as caixas de som estejam distribuídas pela sala e não estejam sobre móveis, suportes que não sejam firmes, ou escondidas atrás de prateleiras, livros, caixas etc.

  • Nota: Caso não exista uma Sala de Audição, a Sala de Leitura é um espaço ideal para a manutenção da CDteca.

  • É importante que esta sala tenha, quando possível, um acabamento acústico e todo o material necessário para o trabalho do professor e do aluno, como a letra das músicas, informações sobre o cantor(a), orquestra, conjunto, banda, compositor(a) etc. Por este motivo é importante ter um arquivo organizado em ordem alfabética, por etilo, por autor/compositor, cantor etc. Este arquivo poderá ser um fichário ou um banco de dados em um computador e deverá estar disponível para consulta dos alunos. O banco de dados poderá estar protegido por uma senha para impedir danos aos arquivos, permitindo assim, apenas a consulta.

  • Não se recomenda um local com excesso de iluminação, principalmente se for utilizada lâmpada incandescente, pois haverá aquecimento excessivo do ambiente.

  • O uso de ar condicionado ou circuladores de ar é recomendado, evitando, no entanto, o uso de ventiladores.

  • O espaço da sala poderá ser preparado para uma melhor acomodação, como o uso de almofadas, bancos de madeira ou cimento, sofás etc. Observar que nesse espaço não é em hipótese alguma indicado a colocação de carteiras e cadeiras. Caso seja necessário escrever é conveniente o uso de pranchetas de madeira ou plástico.


6. Importante:
• Nunca colocar no interior da sala de audição objetos e móveis que possam vibrar durante a execução do áudio.
• A cor do ambiente, que deverá ser sóbria, com ou sem decoração e estas não poderão ser chamativas.
• A sala de audição não é um estúdio, mas poderá até ser utilizada como, mas não deve ser pintada toda de preto, pois o ambiente deverá ser agradável e que passe tranqüilidade.

7. Catalogação:

  • Para catalogar os CDs é preciso criar um código que identificará o produto quanto ao estilo, se solo ou conjunto, dupla, coral, banda etc. Um CD poderá ter várias características por isso é importante a criação de códigos que o identi


Na tabela não estão relacionadas todas as possibilidades, foram colocadas algumas apenas com o intuito de facilitar o entendimento.

Como fica então o código a ser registrado na etiqueta, exemplo:
1. Música Clássica, cantor Murilo Chaves (nome fictício),CD único, solo.

Cl.mch.0001.sl

(neste caso o volume não aparece por ser único)

2. Música Folclórica, Grupo Marabu (nome fictício), três CDs.

Fc.gmr.I.0001.gp

Fc.gmr.II.0002.gp

Fc.gmr.III.0003.gp

                        3. Música Pop,  Orquestra de Violão, CD dublo, única embalagem.

                       Pp. ovl.du.0001.ov

Nota: Para melhor trabalho é importante que se registre e seja colocada em local visível uma cópia dos códigos para facilitar a sua decodificação e localização. Nunca colar a etiqueta sobre o CD, mas sim na embalagem e se possível na lateral da caixinha.
É ideal conservá-los em caixinha plásticas com fixador interno.


A seguir alguns exemplos de sigla:

Existem outros estilos que não foram exemplificados acima e, mesmo estes, poderão ser incluídos na lista acima, como os estilos regionais. O importante é não repetir sigla.

Voltar para o conteúdo