CavaloCarroça01A - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Recorte

Cavalo e Carroça I

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • Papel para dobradura, cartolina ou papel cartão (melhor).

  • Tesoura.

  • O modelo poderá ser recortado a partir de desenho ou corte direto.

  • A imaginação ou uma experiência durante uma excursão, vídeo ou filme, pode gerar o tema, qualquer animal considerado doméstico.

  • Um trabalho para todas as idades e série/ano.

  • O uso da cola branca ou cola bastão é opcional.

  • A tesoura deverá ser sem ponta. Para alunos maiores, do ensino médio ou técnico, poderá ser utilizado o estilete.

  • Existem diversas opções de utilização dos modelos criados, desde uma exposição, o ato de contar história até a criação de uma animação com efeitos especiais.

  • Os modelos aqui apresentados são pequenos, mas poderão ser maiores usando papel cartão ou outro mais grosso.

  • Pode-se criar um arranjo cenográfico.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1. É importante um trabalho de pesquisa paralelo sobre animais domésticos usados para auxiliar o ser humano em seu trabalho, como, o cavalo, burro, boi, entre outros. Também pesquisar os modelos de carroças, arado, charrete, carro de boi etc. Como eram usados e a utilidade de cada um. Incentivar o aluno a criar seu próprio modelo e não fazer cópia. Esse projeto pode ser a primeira parte de uma sequência.

Produção (Durante)

2. Cada aluno deve fazer seu animal. Usar a tesoura com cuidado e seguir os riscos que definem a forma final do objeto, quando houver, meio de transporte, animal etc. O recorte deve ser feito com calma e muita atenção. Dependendo do projeto, por exemplo, da disciplina de Ciências, com a criação de recortes de vírus e bactérias, deve estar atrelado a uma boa pesquisa, mesmo nesta fase.

Pós-Produção (Depois)

3. O trabalho poderá destinar a uma exposição e disponibilizados em uma ordem cronológica, histórica ou atividade humana. A criação de uma maquete ou arranjo cenográfico é outra opção. Também poderá ser modelo para animações com a técnica stop motion e o uso de efeitos especiais, nesse caso são necessários uma câmera digital que possibilite imagens macro inferior a 40 cm (distância entre a câmera e o modelo). Os modelos também poderão ser parte de uma dramatização, uns slides show, teatro, personagens para um contador de história, criar uma H.Q. etc.

Tenha em mãos todos os materiais antes de iniciar o trabalho.

PROCESSO

1. Basta seguir as imagens.

2. Como as duas peças são originárias da mesmo folha dobrada não há necessidade de medir a altura.

Voltar para o conteúdo