Casal01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Maquete

MAQUETE CASA I

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • Folha de papel cartão.

  • Tesoura sem ponta.

  • Lápis de cor ou tinta guache.

  • Régua de plástico.

  • Cola branca.

  • Poderá ser feita por alunos de qualquer idade.

  • Cada folha de papel cartão permitirá que 08 (oito) produzam uma casa.

  • O guache produzirá melhor acabamento, mas tem o inconveniente da secagem. Não havendo local para guardar os trabalhos dos alunos é preferível optar pelo lápis de cor.

  • A cartolina não é ideal para este trabalho por ser muito flexível e fina.

  • O papelão por outro lado é muito grosso.

  • Não usar cola bastão. Esta tem pouca aderência.

  • O guache proporcionará melhor resultado se for misturado à cola branca. Este ficará mais plástico e com melhor aderência. Mas a mistura não poderá ser no tubo.

  • É possível construir uma maquete de uma cidade inteira e em área aberta.

  • Para que as casas não voem com o vento duas opções: a. Colar, internamente e nos cantos, na posição vertical, quatro espetos de churrasco de madeira ou bambu. b. Encher internamente a casa com jornal velho. Terminado o enchimento, colar uma lâmina de papelão no fundo.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1. Antes de iniciar este trabalho seria ideal se o aluno pudesse fazer uma caminhada pelas ruas do seu bairro ou mesmo aquelas que circundam a escola para observar as edificações da região com mais detalhe. Durante esta atividade poderão desenhar ou fotografar os imóveis, com a devida autorização de seus proprietários. Trabalhar a unidade de medida centímetro, o uso da régua e tamanho linear, bem como as diferenças entre altura, largura, profundidade etc. Excursões a faculdades de arquitetura, outros bairros da cidade, outros municípios, museus etc., poderão gerar maquete.

Produção (Durante)

2. O processo de criação das casas envolve dobradura, recorte, desenho, pintura e colagem. É preciso no entanto atenção para que as dobras sejam precisas e nas dimensões indicadas.
Como a fachada da casa poderá ser desenhada ou pintada é importante fazer um rascunho anterior e este respeitar as proporções entre porta, janela, sacada, varanda etc.

Pós-Produção (Depois)

3. A discussão, exposição dos materiais criados, participação em debates, seminários, se possível abertos á comunidade escolar ou entre escolas.
A falta de verba é um problema, mas a realização de congressos interescolares traria grandes possibilidades para a construção do conhecimento.
Pelo menos uma discussão sobre o projeto, bastante crítica, deve ser feita e quando outras novas soluções surgirem deverão ser abertas a novas discussões.

PROCESSO

Tenha todos os materiais necessários em mãos antes de iniciar o trabalho.

1. Todos os materiais deverão estar disponíveis antes de iniciar o trabalho.

2. Com a parte aberta da dobra voltada para baixo, marcar 4,5 cm de cima para baixo, figura abaixo, e dobrar, mas sem vincar, para apenas deixar uma marca.

3. Dobrar o canto, formando um ângulo de 45º, mas pouco acima da marca deixada pela dobra anterior.

4. Observar com atenção a imagem abaixo. Com o dedo indicador sobre a dobra, pressioná-la para que o papel dobre para dentro. Quando concluir a inversão, vincar com firmeza para garantir a dobra. Repetir o processo no outro lado.

5. Marcar com a régua, sobre a dobra produzida no item dois, 03 (três) cm dos dois lados. Com a tesoura sem ponta cortar até o fim da medida. Dobrar e vincar para facilitar a colagem. Não colar as laterais agora, pois antes deverá ser pintada a parede, portas, janelas, telhado etc.

6. Colar as laterais com a cola branca. Aguardar a secagem. caso a pintura seja com lápis de cor, está etapa deverá ser realizada no final, após a pintura.

7. Pintar as partes da casa, como: portas, janela da Sala, do quarto, banheiro, cozinha, porta da cozinha, telhado, parede etc.

Voltar para o conteúdo