Carimbo01b - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Grárficas > Carimbo
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. Borracha escolar pequena branca.
  2. Estilete ou bisturi.
  3. Almofada para carimbo e tinta.
  1. Deve ser confeccionado por alunos maiores (5ª série ou superior) ou pelo professor.
  2. Alunos menores também poderão produzir os seus carimbos de borracha, em vez do estilete, é possível usar uma agulha sem ponta, não muito grossa.
  3. É importante lembrar que as figuras deverão ser confeccionadas invertidas.
  4. É possível usar tinta guache, plástica, a óleo, almofada de carimbo.
  5. As cores poderão ser as mais variadas.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
  1. O tema a ser escolhido para as figuras do carimbo poderão ser os mais diversos, por isso é muito importante que o professor defina um projeto e com os carimbos é possível a criação de cartões, mini livros, calendários, história em quadrinhos etc.
  2. Como tema poderá ser escolhido animais, construções, aves, peixes, tipos de folhas, flores, sementes, plantas em geral, formas pequenas que permitam a construção de outras maiores (como num mosaico)...
  3. O tema deverá ser muito bem trabalhado em sala e também fora dela em excursões pedagógicas, visitas à residência de um colega, entre outras possibilidades.
  4. Como um meio de comunicação o carimbo poderá ser trabalhado mais amplamente por todas as áreas do conhecimento escolar e humano.
Produção (Durante)
A confecção dos carimbos deverá ser acompanhada pelo professor, mas algumas soluções terão que ser descobertas pelo aluno. As tentativas entre o erro e o acerto proporcionarão melhores resultados.
É importante que o aluno tenha a sua frente o elemento que irá modelar na borracha, uma reprodução, desenho ou uma fotografia.
A criação de formas geométricas também é outra opção.
Este trabalho poderá ser para uma aula de Ciências, História, Geografia, Arte, Matemática, Língua Estrangeira, Alfabetização etc. Também poderá ser um trabalho com alunos de curso regular ou profissionalizante do Ensino Médio, bem como de formação para o Magistério.
É imprescindível para os cursos de Pedagogia a nível superior.
Pós-Produção (Depois)
  1. Além da exposição dos trabalhos abertos à comunidade escolar e à representantes de órgãos municipais, estaduais, da sociedade civil, entre outros, será necessário um trabalho que demonstre ao aluno a importância da comunicação, o carimbo é uma forma de comunicação, não apenas de identificação e por este motivo é preciso que o aluno faça uma pesquisa em relação aos meios de comunicação (mídia) e ao final do trabalho tenha de alguma forma registrado todo o processo.
PROCESSO (FASE A)
O trabalho poderá ser iniciado com ou sem o desenho da forma (letra ou figura) a ser obtida.
01. O trabalho poderá ser iniciado com ou sem o desenho da forma a desejada.
2. Observar um modelo e começar a cortar a borracha com cuidado.
3. Seja preciso no corte. Ser apressado poderá provocar a perda do suporte.
4. Apressar o término do trabalho poderá ser prejudicial e o resultado não será eficiente.
5. Nos exemplos acima é possível observara que as possibilidades são as mais diversas e variadas possível.
Voltar para o conteúdo