CâmEscural01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Material

CÂMARA ESCURA DE PAPELÃO I

MODELO
ABRIR

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • * Quantidade para um aluno.

  • Caixa de papelão aberta ou restos de papelão corrugado (ondulado).

  • Tesoura grande ou estilete.

  • Prego bem fino.

  • Uma vela e fósforo.

  • Alicate.

  • Cola branca de marceneiro ou de contato.

  • Um pedaço de papel de seda fino medindo 8 x 6 cm, branco.

  • Uma tira de papel preto para vedar as arestas e laterais.

  • Atenção: Este trabalho poderá ser desenvolvido até mesmo com crianças menores, desde que o uso da tesoura, estilete, prego, vela e fósforo fique a cargo do professor ou responsável.

  • Esta caixa poderá ser utilizada para fazer uma câmera com tela para visualização da imagem, um farolete (lanterna), uma câmera fotográfica artesanal e um projetor de lâminas em sombra. Todas estas soluções poderão ser encontradas no Site "Experiência" deste Portal.

  • Estamos disponibilizando o modelo da caixa para cada uma destas experiências, que poderão ser copiados e utilizados em sala de aula, mas é muito interessante que o aluno possa planificar sua caixa usando régua, esquadros, compasso etc.

  • Esta atividade poderá também ser muito útil para alunos de cursos técnicos de fotografia, cinema e televisão, bem como para estudantes universitários.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1. A caixa poderá seu usada para vários finalidades, como: construir uma caixa escura com tela, uma câmera fotográfica artesanal... Por este motivo estaremos disponibilizando dois modelos que poderão ser impressos e copiados, mas o mais interessante é que o aluno produza desde a planificação, recorte, até a montagem da caixa através da colagem.
Uma caixa escura permite o estudo da luz e este estudo não é privilégio dos alunos de 5ª série em diante, mas de todos. O estudo da luz é uma etapa importante para o aluno, pois ele possibilita o entendimento de como ocorre a visão em todo ser vivo.
É primordial que o professor solicite algumas pesquisas e/ou entrevistas por parte dos alunos durante esta etapa.
O professor não poderá em hipótese alguma antecipar os resultados do trabalho, mas sim estimular a curiosidade e a imaginação construtiva.

Produção (Durante)

2. Nessa etapa, o professor deverá estar atento aos problemas encontrados pelos alunos e não apenas responder ou dar a solução, mas incentivar a pesquisa e ser uma parte do processo de construção do conhecimento.
Cada etapa de produção da caixa escura deve ser acompanhada de uma discussão, exemplos de sua utilização, como a fotografia, cinema, televisão, raio x etc.
É interessante que o aluno assista a um filme, no cinema, pois sala de exibição é uma caixa escura.

Pós-Produção (Depois)

3. A discussão, exposição dos materiais criados, participação em debates, seminários, se possível abertos á comunidade escolar e/ou entre escolas.
Uma grande ideia é a realização de congressos interescolares, este traria grandes possibilidades para a construção do conhecimento e a integração entre unidades escolares diferentes.
Pelo menos uma discussão sobre o projeto, bastante crítica, deve ser feita e quando outras novas soluções surgirem deverão ser abertas a novas discussões.

PROCESSO

Tenha todos os materiais necessários em mãos antes de iniciar o trabalho.

Produção da Câmara Escura com tela de visualização:

1. Planificar as faces e abas da futura caixa escura e no final marcar o local do furo, como mostra a ilustração.

2. Recortar com a tesoura ou estilete a peça planificada, inclusive a área que será vazada.

3. Dobrar cada uma das partes  da peça e, em seguida, colar as abas com a cola branca ou de contato.

Nota: Colar uma aba por vez e aguardar sua secagem parcial para que não "corra" ou "deslize" quando estiver colando outra. Não usar cola bastão. Acabada a colagem aguardar pelo menos 15 minutos para a secagem final da cola.

4. Com a fita preta vedar todas as arestas. Aguardar a secagem. Repetir o processo nas outras arestas.

5. Esquentar o prego na chama da vela e fazer o furo na parte frontal da câmara e no centro anteriormente marcado.

Nota: Muito cuidado para que o furo não fique deformado ou queime mais do que o necessário.

6. No verso, onde está a área vazada, colar por fora o papel de seda branco. Para uma colagem melhor é recomendado que a cola seja espalhada sobre a superfície da câmara e não sobre o papel. Aguardar a secagem.

7. Veja no Site "Experiência" e vá até o item do Menu "Câmera Escura com Tela". Faça um bom uso desta Câmara Escura.

Voltar para o conteúdo