Calend2018 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Calendário
 
Calendário 2018
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. CD/DVD ou Blu-ray sem uso ou danificado.
  2. Tesoura sem ponta.
  3. Estilete (apenas para alunos do ensino médio ou universitário).
  4. Régua de metal.
  5. Fita adesiva comum.
  6. Fita adesiva dupla face.
  7. Calendário (pode ser impresso no computador) ou distribuído por alguma empresa, clube, instituição etc.
  8. Papelão grosso ou papel cartão.
  9. Lápis preto e borracha.
1. Este trabalho não deve ser realizado, caso use estilete, por alunos menores, recomendamos apenas alunos universitários.
2. Os alunos pequenos devem usar apenas tesoura sem ponta.
3. Não usar papelão corrugado. A caixinha também pode ser de madeira.
4. Com um outro CD/DVD/Blu-ray, com uma tesoura mais resistente, pode-se confeccionar a caixa, sempre aproveitando o lado metalizado.
5. São várias as possibilidades de montagem, com apoio traseiro, como do exemplo, furo acima da caixa para pendurá-lo, suporte, tipo aqueles usados para expor pratos e até colado na parede ou um móvel com fita dupla face.
6. Não usar cola de contato, que é a melhor opção, com alunos do 9º Ano para baixo, apenas com o ensino médio e universitário. A cola de contato deve ser usada em um ambiente aberto e muito bem arejado, por essa razão alunos que tenham problemas respiratórios não devem fazer uso dela. Pode-se usar cola quente, por exemplo.
7. Com o mesmo material pode-se colocar fotografia (impressas em papel, no computador ou em um quiosque) mudando todos os dias.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Este projeto pode ser desenvolvido interdisciplinarmente, por todas as disciplinas, mesmo que não ocorram as pesquisas paralelamente, mas que estejam concluídas até a apresentação do projeto. Alunos dos anos iniciais podem fazer estudos não apenas em matemática, a data do aniversário, mas dos dias, a diferença entre cada dia (clima, acontecimentos, fim de semana, feriado etc.). Pesquisar a história dos calendários, como eram e como passaram a ser após o Papa Gregório reorganizá-lo. Um material riquíssimo. O trabalho com a comunidade também é interessante. Trabalhar a linha do tempo, a.C. e d.C., com alguns acontecimentos que tenham uma relação com a atividade e o projeto.
Produção (Durante)
 
 
2. O material utilizado também deve ser estudado, mas de maneira mais superficial, no entanto, se algum aluno se interessar, deve-se trabalhar melhor em torno dele. O ideal é que cada aluno monte o seu calendário, mas se não houver condições, em grupo de no máximo três componentes. Deve-se trabalhar o uso da régua, cola, tesoura, estilete etc. As mídias utilizadas CD/DVD ou Blu-ray, devem também ser objeto de estudo, não durante a confecção, mas em momentos entre a confecção e pesquisa.
Pós-Produção (Depois)
3. Expor os trabalhos em atividades como a Feira Cultural, Festa Junina, Mostra Cultural, durante uma palestra, seminário ou debate, na escola ou fora dela. Cada disciplina poderá fazer um estudo profundo com os alunos participantes sobre a função dos calendários para a produção de alimentos, não apenas por Geografia, mas por todas as matérias e áreas do conhecimento, o calendário para marcar o tempo, identificar momentos, épocas etc. É possível até apresentar um slide show ou um vídeo gravado durante a produção.
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
• Este trabalho é interessante porque pode envolver todas as disciplinas, cada professor inter-relacionando os conteúdos e depois interdisciplinarmente. Português, por exemplo, pode fazer um breve estudo da evolução da escrita, de autores e autoras literários. Matemática estudar a quantificação, a sequência, o número de dias a cada mês, somar, subtrair datas para identificar um período, idade etc. Geografia pode fazer um grande estudo na produção agrária, pecuária, nas estações do ano, do clima etc. Observe que assunto tem para todos, demos exemplos para algumas disciplinas, mas todas se enquadram.
• Trabalhar com projeto inter-relacionando conteúdo(s) e interdisciplinarmente, é uma solução viável e até motivadora, às veze pode até ocorrer algum problema ou dificuldade, aluno que não é motivado porque tem outros interesses, está envolvido com a bandidagem e até com a criminalidade, mas é uma oportunidade de salvá-lo e reencaminhá-lo.
1. Com todo material em mãos, organizar os alunos expondo o que deverão fazer e como será a solução, pois se estamos construindo o conhecimento o aluno poderá sugerir até outra maneira de montar seu calendário, bem como o material que usará para a caixa, o suporte etc. É material obrigatório, pois é parte do projeto o CD/DVD/Blu-ray.
2. Recortar o calendário separando cada um dos meses. Este poderá ser impresso no computador, mimeografado (um tanto fora de uso, mas tem professores que está é a única solução), usar um calendário distribuído por empresas, sindicatos, instituições em geral, entre outras. Cuidado para que todos tenham o mesmo tamanho.
3. Com o auxílio da régua e um lápis, fazer o desenho da caixa, o Portal ArteEducar deu uma sugestão, mas a solução poderá ser outra.
4. Usar como referência o cartão do calendário para o desenho da caixa, mas garanta um milímetro a mais de cada lado, direita, esquerda e abaixo.
5. Para as dobras marcar ½ cm para cada uma das laterais, porém a inferior deve ter 6 mm para sobrepor as duas laterais.
6. São duas dobras para as laterais e também para inferior, base.
7. Com a ponta de uma tesoura e a régua metálica marcar, sem cortar a área que será dobrada, antes mesmo de cortar.
8. Cortar a caixa com cuidado. respeitando-se as linhas externas.
9. Novamente com a tesoura, remarcar as linhas dobras, mas cuidado para não cortar ou furar o papelão ou papel cartão.
10. Devagar e com calma dobrar a lateral esquerda, em seguida a direita e, por fim, a base, lembrando que cada uma delas tem duas dobras. Você poderá apoiar a régua para facilitar a dobra.
11. As dobras ficarão desta maneira, lembrando, a base estará sobre as laterais.
12. Usando uma fita adesiva, a melhor é a transparente e não a comum, você irá colar a dobra inferior (base) sobre as laterais.
13. A colagem da fita adesiva será desta maneira, mas precisa de calma para colá-la rente a lateral da dobra inferior.
14. Esticar bem a fita e a sobra não pode ser cortada, ela deve ser dobrada sobre a parte de trás da caixa em ambos os lados.
15. Teste para ver se o calendário cabe direitinho no interior da janela, não pode ser maior ou menor do que a janela.
16. Com uma fita dupla face, crepe por exemplo, esta que usei é melhor, mas é mais cara, colar no CD/DVD/Blu-ray e retirar a película que a protege.
17. Colar a caixa centralizando à sobre o CD/DVD/Blu-ray, com cuidado para não deixá-la fora de centro.
18. Desenhar sobre um papelão grosso ou duas folhas de papel cartão coladas uma sobre a outra a parte traseira que sustentará o calendário.
19. Cortar a forma. Importante: foi desenhada e cortadas apenas as abas superiores, para maior firmeza recomendamos que sejam desenhadas e cortadas duas inferiores.
20. Dobrar as abas uma para cada lado.
21. Cortar duas ou quatro fita dupla face (caso tenha quatro abas), uma para cada aba, com tamanho igual a elas.
22. Retirar a proteção.
23. Colar o apoio sobre a base centralizando e garantindo que a caixa esteja paralela à estrutura do apoio.
24. Fazer um reforço, caso necessário para a barra de sustentação. Vai depender se é um papelão mais grosso ou papel cartão sobrepostos, este segundo necessitará deste reforço.
25. O calendário ficará apoiado desta maneira.
26. Este é o resultado final, interessante não? São muitas as possibilidades de acabamento, por exemplo usar plástico adesivo sobre a parte externa da caixa imitando madeira, pedra, uma textura qualquer etc. Ponha a criatividade para funcionar! Bom trabalho!
Voltar para o conteúdo