Audiobook01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Leitura Midiática
Audiobook ou Audiolivro
Abertura
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./18
 
• O audiobook, ou se preferir, audiolivro, é uma opção de leitura pelo áudio, opção esta que é disponível para alunos que tem boa visão e principalmente para aqueles alunos que tem baixa ou nenhuma visão. Os livros em áudio podem ser adquiridos no mercado em mídias como CD, DVD, pen drive... Geralmente são mais baratos do que os em papel. Essa opção é interessante para qualquer disciplina.
• Tratam-se de publicações que poderão fazer parte de uma audioteca de sua U.E. (Unidade Escolar), o mais interessante é que poderão ser produzidos na própria unidade escolar, primeiro gravando no computador, editando e depois, gravando em CD, mais barato do que os pen drives e não correm o risco de serem contaminados com vírus se emprestados aos alunos e alunas.
• A unidade que fizer um investimento em fones de ouvido, pode utilizar apenas um computador e distribuir o áudio a partir de pontos para fone de ouvido. Não há como o aluno ouvir algo diferente e o armazenamento da coleção requer um espaço menor do que uma sala de leitura ou biblioteca. Em um CD poderá conter mais de um livro, o DVD, com maior capacidade de armazenamento, vários e até uma coleção completa.
• Para criar os audiobooks optar por livros que já estão em domínio público, uma opção para evitar problemas com os direitos autorais, como obras de Machado de Assis, fábulas, José de Alencar, contos, lendas, entre outras opções.
• Bom trabalho!
Voltar para o conteúdo