Atos e Ações01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > O Ensino
• Por: Vivaldo Armelin Júnior
O Ensino de Arte I
Introdução - Mar./18
 
• Erroneamente muitos profissionais da educação acham que o professor de Arte é o festeiro ou suas aulas são destinadas à produção de artistas mirins, um erro que afeta a muito profissional sério. Essa situação é rotineira, mas é preciso mudar a maneira de vê-la, do contrário não terá significado no futuro dos alunos. Arte estuda sua história, analisam obras, em qualquer linguagem e estilo, mas também promove a pesquisa e uma associação com a realidade, com o momento e com o conhecimento.
• O aluno ter acesso a materiais artísticos seria o ideal, mas em nossa sociedade nenhum dos governantes desejam a formação de pessoas críticas e que questionam coerentemente. Esse é o problema da disciplina Arte. Cabe ao professor, em muitas situações, ele bancar o material e até uma maneira de levar seu aluno à pesquisa. Geralmente os governantes alegam que não há verba para a educação, tudo para garantir seus gordos salários e outros benefícios financeiros, que eles próprios criaram, para a população mais humilde, nada!
• O professor de Arte tem um papel importantíssimo, formar cidadãos críticos e com conhecimento, pois as artes são responsáveis pela evolução do ser humano. Sem os primeiros desenhos e pinturas rupestres não haveria a evolução humana, tudo porque não haveria o surgimento da escrita. Foram dos primeiros desenhos que foi possível ao ser humano fazer registros, não só escritos, mas envolvendo toda a Linguagem das Artes Plásticas. Mais tarde, bem mais tarde com a gravura e depois com a tipografia. Tudo arte, mas essa disciplina é pouco valorizada.
• O professor ou professora de Arte precisa conscientizar-se de que esta é a mais importante das disciplinas, do contrário não existiria Matemática, Ciências, Geografia, História etc. Todo país que leva a sério a educação de seu povo, dá grande valor às artes.
• Nem mesmo o computador está livre das artes, a começar pela imagem, desenhos fotografia, animações vídeo e filmes. A tela de um programa é um desenho digital, mas é um desenho. A planta de uma edificação é um desenho técnico e que surgiu graças aos desenhos e pinturas rupestres.
• O ensino de arte não é destinado à formação de artistas, como, pintores, escultores, fotógrafos, entre outras áreas das artes, mas sim abrir as portas para a pesquisa, análise, para a inter-relação de conteúdos, tudo porque nesse nosso mundinho tudo que o ser humano produz vem das artes.
• Boa leitura e reflexão!

ANTERIORES

Voltar para o conteúdo