Artesanato02 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Cultura Popular > ArtePopular
• Alguns pesquisadores e historiadores afirmam que o artesanato pode ter surgido entre 8 a 15 a.C., não há como definir precisamente uma data, mas para esses pesquisadores, com certeza o trabalho manual surge com o domínio da modelação em cerâmica, da pedra, da madeira e fibras.
• No Brasil não há uma data definida, mas poderá ser bem próxima da data acima descrita, porque o homem chegou ao Brasil por volta desta data segundo as mais recentes pesquisas. É muito difícil definir uma data precisa porque muitos destes trabalhos não foram preservados, sabe-se que o trabalho com couro é mais antigo, bem como com algumas plantas. Os primeiros artesanatos eram fabricados para atender as necessidades do dia a dia, como objetos destinados à caça, para a alimentação e para as atividades místicas, religiosas e mágicas.
• É o índio que produziu os primeiros artesanatos em nosso país, com trabalhos em madeira, osso, argila, pena de aves, couro etc. É também o índio quem aprimorou as técnicas, mesmo antes do descobrimento do Brasil. Quando aqui chegaram os portugueses encontraram um artesanato bastante rústico, mas que acabou influenciando os conquistadores no seu dia a dia, mas isso apenas a partir de 1530.
• Este é um acontecimento que não abandonou a história do artesanato, pois com a chegada dos negros escravos, holandeses, franceses, italianos, japoneses, entre tantos outros imigrantes, a influência sobre o artesanato, originalmente criado pelo índio, é muito grande, condição que elevou o Brasil um país que está entre os maiores produtores de artesanato, bem como a diversidade.
• Com o passar do tempo a produção artesanal que era destinada a atender as próprias necessidades de uma família passou a ser uma forma de renda, com a fabricação de panelas de barro, pedra, colheres de madeira, objetos de decoração, de matéria prima bem variada, como a pedra sabão, fibras vegetais, conchas marinhas, galhos, massa de papel (como as técnicas de papel machê, papel colado etc.). Estas técnicas vieram da Europa, mais precisamente dos franceses e que se adaptaram à cultura brasileira com elementos e características próprias. Por ter e estar recebendo grande influência de diversas culturas, o nosso folclore, o artesanato, as lendas, são bastante completas e complexas para serem estudadas e entendidas.
• Bom trabalho!
Voltar para o conteúdo