Artesanato01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Cultura Popular > ArtePopular
Cultura Popular - NOVO
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun/16

• O artesanato e utensílios domésticos tradicionais, normalmente não industrializados ou produzidos em série, são uma das maiores riqueza deste país. São soluções interessantíssimas, mesmo para os nossos dias, seja para a ornamentação ou para uso diário.
• Nesta segunda matéria do Portal ArteEducar em seu novo site “Cultura Popular”, agora apresentamos imagens de objetos artesanais e tradicionais.
• Fazer excursões para locais onde existem muitas peças artesanais e tradicionais da cultura popular, seja para uso doméstico ou atividade econômica. Um local próximo a São Paulo é a Cidade de Embu das Artes, mas também Holambra, Pedreira... No Estado de Minas Gerais destacamos as cidades históricas, como, Diamantina, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes...
• Em outra oportunidade será dado destaque ao artesanato decorativo.
• A “Excursão Pedagógica” possibilita ao aluno ter acesso a trabalhos diferenciados, principalmente a aqueles que moram em cidades maiores, mas mesmo no campo, muitas crianças desconhecem algumas destas peças por estarem praticamente fora de uso.
• Uma boa opção para uma excursão pedagógica em sua cidade ou comunidade é a um restaurante típico, pois estes fazem comumente uso destes objetos artesanais e tradicionais. Basta agendar a visita, fora do horário de refeição, pois é possível visitar até mesmo a cozinha.
• Tem escola que fica próxima a mercados populares, principalmente em cidades do interior, porém ninguém os visita com objetivos pedagógicos. Esses locais são ótimos para a realização da inter-relação de conteúdo e da interdisciplinaridade.
Voltar para o conteúdo