ArtEduc00 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte-Educação

• A Arte-Educação é uma disciplina muitas vezes desprezada e pouco considerada.
Na realidade é tão importante quanto qualquer outra e é fundamental na formação do ser humano.
Todo o modo de vida do ser humano está baseado nas artes, mas poucas pessoas tem consciência dessa situação.
Já destacamos no site Arte-Alfabetização a importância dessa disciplina escolar para o dia a dia do ser humano, seja no trabalho, na vida doméstica, na formação acadêmica (em qualquer nível), no lazer, na tecnologia etc.
O professor Arte-educador tem um papel importantíssimo na formação do ser humano, não sendo um mero organizador de festas e atividades comemorativas da escola. Ele tem que ter certeza de que a formação de um aluno é toda baseada nas Artes, a começar pela escrita das letras e palavras, que são formas lineares abstratas convencionadas para representar o som vocal.
Construir o conhecimento passa pela Arte-Educação, não como uma disciplina auxiliar, mas sim como uma parte do processo de aquisição do conhecimento e conquista do saber.
As linguagens artísticas estão intensamente inseridas na vida do ser humano e o mais importante, são parte da vida das pessoas.
Como já foi destacado, as expressões artísticas estão presentes no dia a dia do ser humano, são parte da vida. Na construção civil, arquitetura e engenharia, nos escritórios burocráticos ou de serviços, na indústria e nos seus produtos, no comércio, na Internet etc.
O exemplo da casa, acima do lado direito nos mostra quanto vivemos e dependemos das artes e seus aspectos funcionais e estéticos.
A tecnologia também é dependente das artes, seja na fotografia, televisão e multimídia. Na imagem cima, é possível observar um texto artístico, esse por sua vez, poderá ser composição de uma apresentação, cartaz, filme, letreiro, outdoor...
Outro indicador são os veículos, suas formas,   cores, aerodinâmica, design... São tantas as possibilidades de design de um automóvel, sempre visto como avanço tecnológico, mas raramente como uma obra de arte.
Isso acontece com a construção civil, culinária, mecânica, na construção de uma barragem de uma hidroelétrica.
As pessoas, se esquecem que foi preciso um desenho, parte do projeto, seja ele manual ou virtual, feito por um engenheiro ou designer, por um arquiteto ou um pedreiro, pela dona de casa quando faz seu prato preferido ou um mestre cuca de um grande restaurante. No entanto, a escola pouco faz e valoriza esse conteúdo e despreza a Arte-Educação.
Por que Arte-Educação e não Educação Artística? Discute a definição do nome da disciplina que é de certa forma ultrapassado e que conduz a uma limitação no seu sentido e aplicação.
Arte-Educação: Trata-se de uma análise envolvendo as possibilidades do trabalho da Arte na Educação e sua integração com as outras disciplinas escolares. Arte & Criação: O ato de criar é um processo que deve ser a determinante para a construção do saber e do conhecimento.
Criar é produzir, também se expressar, conhecer e principalmente aprender.

Voltar para o conteúdo