Aquarela01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Aquarela ou Aguarela
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./19
 
• É interessante que a aquarela é uma técnica de desenho e não uma técnica de pintura, como a maioria das pessoas pensam. Pura desinformação, você não pinta, mas desenha as formas por meio de manchas cromáticas, com ou sem mistura e sobreposição. Outro detalhe importante, o trabalho com aquarela, como com o lápis de cor é caracterizado por cores suaves e não saturadas, sem nuances.
• É uma técnica que tem a transparência sua maior qualidade, por essa razão que não pode haver saturação das cores e seus tons claros ou escuros.
• O preto, cinza e branco, neutros e não cores, não são transparentes, condição que não fazem parte da paleta da aquarela. Esses são conseguidos com a mistura entre as cores primárias. Veja em "Arte", "Cor" e "Cores-Pigm Trans01a".
• Trata-se de uma técnica complexa e que auxilia no processo de alfabetização e formação escolar, infelizmente não faz parte dos kits do material escolar nas escolas públicas.
• Muitos artistas famosos produziram obras maravilhosas com a aquarela e estas valem fortunas. Os japoneses e chineses são os maiores aquarelistas, veja ao lado, à direita, três exemplos de pintura em aquarela.
 
• Por ser uma técnica de desenho é possível até mesmo produzir trabalhos usando letras e números, ou seja, uma técnica de desenho excelente para o processo de desenvolvimento da escrita.
Voltar para o conteúdo