Aplicação01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Registro > Fotográfico
 
Aplicação - I
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
1. Câmera fotográfica digital.
2. Computador PC, Notebook, Netbook ou Tablet.
3. Software editor de imagem, como o Paint.Net, Gimp, ambos grátis, ou o Ashampoo Photo Commander, pago com bom preço e resultados, neste o recorte é controlado.
4. Opcional: projetor multimídia.
• Esta atividade poderá ser feita com alunos de qualquer idade, a partir de trabalhos em sala de aula ou excursão pedagógica.
• Cuidado ao fazer imagens de animais e insetos, eles podem ser agressivos ou nocivos. Para essas situações recomendamos um equipamento que tenha zoom óptico e não digital. Evitar o uso de celulares quando se tratar de insetos e desejar fazer imagens macro.
• Usar o zoom óptico, mantendo uma distância segura do animal inseto é a melhor opção.
• Fotos de folhas, frutos, sementes, raízes, entre outras, podem ser feitas no modo macro.
• Os equipamentos dos grandes fabricantes, como, a Canon, Fujifilm, Nikon, Samsung e Sony, geralmente permitem macro inferior a cinco centímetros, o problema é que são mais caros, mas são as melhores opções para este tipo de atividade, pois seus sensores, processadores e lentes são de melhor qualidade.
• O zoom óptico é a melhor opção, pois está se sugerindo recortar a imagem para ampliar aproximar o modelo/elemento fotografado. Não ampliar o recorte via software, mas apenas durante a exibição.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. A pré-produção tem por definição o início de um projeto/atividade, por essa razão deve ser bem trabalhada, por essa razão, caso desejar fotografar insetos e animais de pequeno porte para estudo é preciso organizar na escola ou fora dela um espaço para produzi-las. Muitas escolas pelo interior deste país e até mesmo em capitais não precisam ir longe para conseguir boas capturas. Elas poderão ser feitas na própria escola, em institutos de pesquisa, pequenas matas, no interior de uma favela, no quintal de uma casa, entre tantas outras opções. Preparar o aluno para esta saída e orientá-los sobre os cuidados necessários. Evitar barulho para não espantar os objetos de captura fotográfica.
Produção (Durante)
2. No local é preciso fazer silêncio e estar atento, não fazer movimentos bruscos, ter paciência e atenção é uma condição básica para boas capturas. Fazer primeiro as capturas, depois caso ainda tenha condição, dar as explicações necessárias sobre o inseto fotografado. Como já foi destacado, não se aproximar muito do modelo, por essa razão usar o zoom óptico, nunca o digital. Fazer o registro em texto sobre cada inseto fotografado, com pequena descrição do momento, não apenas do modelo. Procurar locais com boa iluminação, mas caso não seja possível, usar um rebatedor e ainda um farolete de led com um difusor sobre a lente para atenuar a intensidade da luz. O difusor poderá ser papel vegetal, no mínimo quatro folhas sobrepostas e fixadas com fita adesiva plástica ou dupla face. O rebatedor ideal é com tamanho superior a uma folha A4, branco, o ideal 50 x 50 cm.
Pós-Produção (Depois)
3. A exibição das imagens poderá ser em um computador com tela grande ou conectado a um monitor de televisão, projetado sobre uma tela etc. Durante a apresentação é importante que os alunos façam descrições e expliquem. Não se restringir às informações dos insetos, mas dos momentos engraçados, como foi produzida cada uma das imagens, facilidades e dificuldades que merecem destaque, quem a fez etc. A apresentação deve ser feita não apenas para os alunos, mas também para a comunidade escolar, como pais, familiares, em outras escolas, na comunidade (igreja, clube, parque e praça...).
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
• É necessário informar que ao recortar uma imagem a qualidade da ampliação será menor, portanto o ideal é fazer as capturas com equipamentos que tenha resolução acima de 10 MP, pois permitem maiores ampliações.
• Nós do Site FotoMBoé usamos para o recorte o software Ashampoo Photo Commander, licenciado, você poderá usar outros grátis, livre ou pagos.
• No exemplo usamos apenas um recorte de uma mesma imagem, mas é importante que você garanta a captura de imagens fotográficas de vários ângulos, planos e posições. Só assim haverá um trabalho mais proveitoso e rico.
• Todas as etapas favorecem a construção do conhecimento e o desenvolvimento cognitivo, bem como o desenvolvimento perceptivo, motor...
• As câmeras superzoom são as mais indicadas, mas seus preços são próximos às câmeras semiprofissionais, principalmente se tiver zoom óptico acima de 20X.
• É importante deixar o aluno fazer as capturas fotográficas, por essa razão recomendamos o uso de pelo menos dois equipamentos e no máximo quatro para não gerar repetição e sobreposição.
Voltar para o conteúdo