Aplicabilidade01a - ArteEducarJun15

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Info Educativa > Definições L.Mid

Informática Educativa
Definições

  • São muitas as discussões sobre Informática quanto ao uso do computador na escola e nem sempre o professor está preparado para o trabalho formativo e tão amplo que é possibilitado por esta multimídia.

  • Com base nesta questão é que se faz necessário um entendimento mais amplo do conceito de “aplicabilidade”. Mas é importante lembrar que aplicar não é a mesma coisa e nem tem o mesmo significado de “aplicabilidade”, portanto o conceito de aplicabilidade não pode se encerrar apenas no sentido de: por em prática; acomodar, adaptar ou adequar; ou ainda; atribuir, conferir...

  • Um sentido mais amplo que envolve outra conceituação, que é integrada a da construção do conhecimento. Neste caso a busca pelo saber não pode estar restrita à sala de aula (as quatro paredes), mas sim aberta às possibilidades que esta TIIC proporciona. Portanto a aplicabilidade está intimamente atrelada à busca do saber, à necessidade do conhecimento e à pesquisa.

  • É por este motivo que ela não pode ocorrer apenas no interior da sala de aula, pois não adianta que a pessoa tenha uma grande quantidade de informação teórica, obtida em softs como as enciclopédias, sites ou portais educativos, ou ainda, educacionais, bibliotecas virtuais...

  • É imprescindível ao trabalho que haja uma experiência vivencial prática e presencial, como por exemplo a experiência vivenciada em sua comunidade, a participação em projetos comunitários e sociais para melhoria da qualidade de vida, ou ainda, a experimentação de ações ou movimentos reivindicatórios com o mesmo fim.

  • A aplicabilidade está presente na maneira de explorar e interagir com os recursos disponíveis no computador (o computador é uma linguagem, que possui infinitos recursos, porém não é um recurso, como já foi descrito anteriormente), mais precisamente aqueles recursos e ferramentas presentes no sistema operacional e ou aplicativo(s).

  • No entanto, ela será realmente explorada se o aluno puder trabalhar com conceitos já formados, mesmo que sejam considerados “errados” ou “irreais”, mas são eles que proporcionarão o surgimento da necessidade pelo conhecimento.

  • Quando surge a necessidade pelo saber, a curiosidade será outro fator de estímulo para que ocorra a pesquisa.

  • É importante retomar que não há como trabalhar com I.E. num espaço fechado a todo o momento.

  • É preciso vivenciar o mundo virtual e real, como a Internet, um Chat, um E-grupo, uma E-conferência etc.

  • A necessidade de momentos presenciais proporcionará experiências que favorecerão a aplicabilidade dos recursos multimídias presentes no computador.

  • Na educação não é importante o software, mas a solução obtida para uma problematização, isso é verdadeiramente aplicabilidade, pois será neste momento iniciada uma busca por uma solução, ou seja, não podemos pensar em trabalhar o “como usar” cada um dos botões ou menus de um aplicativo, mas chegar a eles a partir de uma necessidade.

  • Quando se busca uma solução é importante que o aluno determine o aplicativo ou software que irá atender às suas necessidades e que conduzam a solução de uma problematização.

  • Concluindo, quando se estuda a aplicabilidade descobrimos que ela está associada a outros conceitos, como: a usabilidade, interatividade, Intuitividade e principalmente, à experiência vivencial.

  • Para que seja feito um bom trabalho em sala de aula e fora dela é preciso que o professor reveja os seus conceitos e práticas.

  • Entender as dimensões da aplicabilidade conduz o professor a ser muito mais que um mero expositor de conhecimentos, pois o tornará um participante.

  • É verdade que com maior experiência e domínio do saber, mas deixando de ser o único a dominar os conhecimentos em sala de aula, pois neste caso ele socializará o(s) seu(s) desconhecimento(s) ou erro(s) e em conjunto com o aluno buscar a solução.

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