Análise01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Cultura Popular > Definições
• A cultura popular está distribuída por características bem regionais, muitas vezes um mesmo elemento da cultura popular, como o artesanato, é produzido de maneira diferente, isso ocorre pelo tamanho deste país, mas também pela mistura entre culturas, como a do índio, europeus, asiáticos, africanos, entre outras.
• Quem passa a estudar a cultura popular no Brasil descobre que será impossível em uma vida fazê-la por inteiro. Essa diversidade é o maior fator para preservá-la. A mandioca, uma raiz que era e é transformada pelo índio brasileiro em uma pasta ou bolachas para servir de alimento é preparada de maneira diferente em cada região deste país, ela pode ser frita, consumida como farinha, purê, ensopada, sopa cremosa, com outros vegetais, com carne...
• A cultura popular é ampla, não se restringe ao artesanato, folclore e à música, ela, como foi citado acima, na alimentação, na confecção de brinquedos, nas ferramentas e até armas, no vestuário, móveis e até na arquitetura.
• A construção de uma casa de palha, taipa-de-pilão, pau-a-pique, de madeira, é outro aspecto da cultura popular a ser estudada em sala de aula, não apenas pela disciplina de Arte, mas por Português, Matemática, Geografia, História, Educação Física, Ciências etc.
• A grande variedade cultural de nosso país muitas vezes parece até ser um obstáculo, mas se bem aproveitado pode ser uma ferramenta bem interessante para a construção do conhecimento e até a alfabetização. Ela nos produz diversas maneiras de ler esse mundo e o modo de vida de cada grupo, comunidade, município, estado e do país. Todos os momentos são ideais para geração da pesquisa, uma oportunidade para o aprofundamento do conhecimento.
• Veja na sua região, no bairro de sua escola a variedade de culturas, brasileiros, mas de origens diversas, bem como a miscigenação de raças. Infelizmente, para os estudantes falta tudo na sala de aula, sabemos que esta é uma ação proposital para garantir a existência de uma classe dominada e submissa, e de uma classe dominante e exploradora.
• Bom trabalho!
Voltar para o conteúdo