Absorção Reflexão1a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Cor

ABSORÇÃO & REFLEXÃO I

  • A visão da cor é possível devido à propriedade dos vários corpos de refletir e absorver os raios luminosos da luz branca que o atingem.

  • Cada um destes raios possui um comprimento de onda de tamanho variado, o vermelho, por exemplo, tem o comprimento de onda mais longo e o azul-violetado o mais curto, no caso das Cores Luz.

  • Quando um corpo - dependendo da sua composição química - é atingido por estes raios luminosos irá absorver ou refleti-los parcial ou quase que totalmente e estes raios refletidos ao atingirem os olhos humanos - que tem a capacidade de visualizar as cores pigmento – proporcionará a visão dos vários matizes e tons.

Nota: As Cores Luz possuem, como já vimos na página “Classificação”, três cores primárias, que são: Azul-violetado, Verde e Vermelho, e cada uma destas cores são formadas por um raio luminoso, tendo um comprimento de onda diferente, como já descrevemos acima, e fará com que cada uma delas tenha uma intensidade diferente.

Cores-Pigmento Opacos

  • Corpo Vermelho

  • Corpo Verde

Cor Azul.

Cores-Pigmento Transparentes

1. As cores Azul-violetado e Verde passam pela transparência o Ciano ou Vermelho são bloqueados ou absorvidos.

2. As cores Vermelho e Verde passam pela transparência amarela e o Azul-violetado são bloqueados ou absorvidos.

3. As cores Vermelho e Azul-violetado passam pela transparência Magenta e o Verde são bloqueados ou absorvidos.

4. Quando colocamos lâminas com as três Cores-Pigmento Transparentes em paralelo e lançamos sobre elas a luz branca, ocorrerá que cada uma das cores do espectro será absorvida e após a última lâmina não haverá luz.

Voltar para o conteúdo